fbpx

6 mitos sobre logotipo

logotipos, verdades e mitos

O Logotipo ou só logo é fundamental para qualquer negócio, independente se já existe ou se está começando agora, através do logo, você pode se tornar referência na sua área de forma que, ao olhar para qualquer material que contenha sua logo, lembre-se de seu negócio, portanto, a função de sua logo nada mais é que representar a sua empresa através de uma única imagem, para que assim possa colar na mente de seus clientes para que sempre lembrem do seu negócio somente com um olhar.

 

Agora você deve estar com uma série de dúvidas, como eu vou dizer tudo que tem na minha empresa em um único elemento visual? O que eu posso usar? Que cores utilizar? Calma, nós podemos te ajudar com isso, mas antes, vamos acabar com alguns mitos que todos tem com relação aos logotipos.

 

1. Não tem problema utilizar elementos de outra logo já produzida

Sentimos muito informar, mas se a sua logo é baseada na de alguém, você tem um problema a se resolver, pois ao contratar um designer ou uma empresa para isso, a função é criar um material que represente o seu negócio, entretanto, ao pegar coisas já existentes, há chances de você ser acusado de plágio! E temos certeza que não é o que você espera ao contratar alguém para produzir seu logotipo.

2. O símbolo e o texto exercem funções diferentes no logotipo

Por incrível que pareça, essa é uma dúvida que muitos têm, e por falta de informação acabam crendo nisso, porém, esta dúvida morreu hoje! A logo pode ser constituída por diversos elementos, contudo, ao utilizar um texto para concluir seu logotipo, é fundamental que os dois estejam equilibrados para que um não tire a atenção do outro, e consequentemente evitando que um dos dois deixe de ser relevante para o logotipo.

3. Posso usar qualquer imagem que vai dar certo

Uma gafe muito cometida é utilizar qualquer imagem para ser seu símbolo, mas porque não? Na internet você pode encontrar diversas imagens, em inúmeros tipos de formatos, mas você pode não saber o quanto você precisará abrir a sua logo para utilizar em suas aplicações, sendo assim se você não usar uma imagem vetorizada, ela poderá ficar pixelizada, dando uma péssima aparência para seu logotipo.

4. “Logotipo sem símbolo, isso não existe”

Um dos maiores mitos no que se refere a logotipos, é falar que para ser uma logo é necessário a existência de um símbolo, em algumas logos o único elemento utilizado são textos, e a maioria são de grande reconhecimento, visto que, para ser uma logo, basta passar a os valores ou as informações de determinada empresa, dessa forma, logotipos que só tem texto são logos sim! E temos exemplos disso como Coca-Cola, Arezzo e Jeep.

5. Quanto mais cor, mais olhares

Em alguns casos, as cores são fundamentais para que o logotipo fique gravado na cabeça do cliente, porém, cores em excesso vão deixar uma péssima imagem gravada, que é exatamente o que nós não queremos. Na contemporaneidade, as logos que estão ganhando mais espaço no mercado são as que tem seu design mais simples e com informações diretas.

6. A logo tem que ser atemporal

Com o passar dos anos tudo muda, e com isso, surge a premência de mudar, mas isso não quer dizer que sua logo sempre vai servir para todos as épocas, pois sempre vão ser necessárias mudanças, uma adaptação aqui e ali, até mesmo as grandes logos são submetidas a mudanças com o passar do tempo.

 

LEMBRA do começo do texto quando falamos que podemos ajudar você? nós realmente podemos, e para isso preparamos um e-book sobre Google meu negócio, para ajudar você que ainda não tem, e para os que tem mas não usam corretamente, não perca nem mais um segundo e baixe agora o seu clicando no link abaixo.

 

Google meu negócio